Redação
Em pronunciamento na retomada dos trabalhos legislativos, na manhã desta terça-feira (3), a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, reafirmou a Casa como espaço central da democracia, do diálogo e das decisões que impactam diretamente a vida do povo baiano. A sessão solene marcou a instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura e o início do segundo ano de seu mandato à frente do Parlamento.
Ao fazer um balanço do primeiro ano de gestão, Ivana agradeceu o apoio dos colegas parlamentares, servidores, imprensa e familiares, e estabeleceu como prioridade para 2026 assegurar o funcionamento pleno da ALBA em um ano eleitoral, com responsabilidade institucional e respeito às regras democráticas.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades estaduais, a presidente conduziu a sessão, definida por ela como símbolo da harmonia necessária entre os Poderes. “Quando os Poderes caminham em harmonia, quem ganha é o povo da Bahia, que espera responsabilidade, diálogo e resultados concretos”, afirmou, registrando deferência ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, José Rotondano, empossado na véspera.
Ivana Bastos destacou a convivência democrática entre os 63 deputados, com divergências naturais, respeito institucional e compromisso com a sociedade. “Hoje, a Assembleia respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia. É uma Casa firme no trabalho, que decide com seriedade pública e constrói uma relação de confiança com o povo”, disse.
A presidente também lamentou a ausência do colega Alan Sanches, falecido no mês passado, e ressaltou que “a melhor forma de honrar quem partiu é manter este Parlamento ativo, digno e fiel ao mandato popular”.
Na avaliação da presidente, 2025 foi um ano de avanços para tornar a Assembleia mais eficiente, organizada e respeitada. Segundo Ivana, o plenário foi fortalecido como espaço de decisão, as comissões ampliaram sua atuação e a Casa aprovou matérias relevantes para o desenvolvimento da Bahia. Ela também destacou melhorias estruturais e modernizações administrativas que ampliaram a transparência e o acesso da sociedade ao Legislativo.
Entre as ações de aproximação com o cidadão, Ivana celebrou a inauguração do Posto SAC na ALBA. “Ampliamos, com responsabilidade, a abertura da Assembleia à sociedade baiana. A chegada do Posto SAC é mais um passo concreto para aproximar o Parlamento do cidadão e garantir acesso a direitos e serviços essenciais”, afirmou, agradecendo ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, e ao superintendente do SAC, Flávio Barbosa.
Ao encerrar, Ivana Bastos disse estar com energia renovada para avançar ainda mais “com a serenidade de quem conhece o peso da história, a firmeza de quem respeita esta Casa e a coragem de quem acredita na política como instrumento de transformação”. Reforçou ainda que a Assembleia “permanece aberta, ativa e atenta às demandas da sociedade”.
Primeira mulher a presidir o Legislativo baiano em 192 anos, Ivana registrou emoção ao cumprir, pela primeira vez, o ritual de revista à Guarda de Honra da Polícia Militar da Bahia. “Esse momento representa todas as mulheres que ocupam espaços de liderança e reafirmam, diariamente, que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, concluiu.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Empregabilidade na RMS: veja o ranking entre Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (05)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)
5 mil vagas temporárias para o período da páscoa em todo Brasil, sem exigir experiênci...
5 mil vagas temporárias para o período da páscoa em todo Brasil, sem exigir experiênci...
Professora morre em acidente de carro após discussão com ex-marido no veículo em orla d...
Defensoria Pública da Bahia abre seleção REDA com 68 vagas de nível superior
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (05)